Se este é o seu primeiro acesso ao perfil, clique na opção cadastre-se.

Saber Escolher as Meias é...

... fundamental para qualquer estilo.

Você sabia que a escolha inadequada das meias pode comprometer todo o seu visual?

Apesar de ser um dos itens mais básicos no guarda roupa do homem, as meias masculinas são também uma das peças mais subestimadas na composição do visual. Devido passarem a maior parte do tempo “escondidas”, muitos homens tendem a se importar pouco com suas meias. Mas, saiba que as meias podem sim enriquecer ou comprometer um visual.

Ao usar uma calça social com o comprimento correto e alinhado, por exemplo, sempre haverá alguma parte das meias aparentes, mesmo que pequena. Isto, por conta de sua movimentação natural no dia a dia. Será visível durante uma caminhada ou principalmente quando você estiver sentado.


E, combinar meias masculinas com sapatos e calças é muito mais fácil do que se imagina. Veja algumas dicas de como acertar na escolha:


Traje Formal ou de Gala

Para simplificar, combine sempre com a cor da calça ou com a cor do calçado. Não use cores contrastantes, estampadas ou com listras muito grandes e extravagantes. Jamais use meia branca!


Traje Smart Casual ou Esporte Fino

Se você tem um perfil um pouco mais ousado, aqui, é possível, criar composições utilizando as meias com ponto de impacto bem interessante. Cores fortes, estampas ou listras contrastantes com as calças ou com os sapatos deixará o visual ainda mais arrojado, moderno e atraente.

Para quem prefere uma linha diferente e moderna, porém mais discreta, pode investir em estampadas mais sóbrias em cores que não façam tanto contraste com a calça e o sapato, ou explorar tom sobre tom ou cores análogas, que são cores irmãs na cartela de cores. Exemplo: lilás com azul, azul com verde, vinho com salmão, etc. O efeito para quem é alto e magro, tende a ser mais interessante, porque já começa fatiando a silhueta nas canelas.

Aqui, as meias brancas também não são permitidas. Por outro lado, onde não seja exigido um protocolo e/ou traje mais formal, o estilo permite o uso de um terno slim ou slim fit com mocassim ou loafer sem meias.


E, tão importante quanto à escolha do estilo ou do tipo de meias para cada traje ou ocasião é a escolha do comprimento e do tecido, pois influenciará sensivelmente sua imagem e o conforto de seus pés.


Comprimento

Nos trajes mais formais e alinhados, a regra é: ao sentar-se e também ao cruzar as pernas, nenhuma parte de pele deve ficar a mostra. Por isso, garanta que as meias sejam suficientemente longas. Muita atenção com o caimento. Acumular pano do cano da meia em volta do sapato confere um aspecto muito negativo ao visual.

Já numa linha com tênis mais casual e despojada, e também no uso com bermuda, meias de cano curto são as ideais. A cor deve ser sempre próxima ao tênis e você também pode optar pelos modelos de meias invisíveis.

As meias invisíveis são perfeitas também para uso com siders ou docksides e loafers, pois protegem os pés e ficam imperceptíveis na parte superior do calçado.


Tecido

Sempre que possível, de preferência as fibras naturais como algodão, lã ou casimira mista, porque absorvem melhor a umidade e melhoram a respirabilidade, diminuindo a probabilidade de pés mal cheirosos e irritados.

Já em relação a espessura, as meias mais grossas são indicadas para uso com sneakers. Sapatos sociais e casuais em couro pedem meias mais finas e elegantes.